Como criar conteúdo relevante

                                                                              Como criar conteúdo relevante

Você quer aumentar as vendas ou o interesse do seu site, blog ou página, mas não sabe como fazê-lo? Já pensou em criar um conteúdo relevante para os seus leitores?

Possuir um conteúdo relevante e que gere curiosidade em seu leitor/consumidor, pode não ser uma tarefa tão fácil. Principalmente, quando você não sabe o pensamento ou produto que quer vender e nem a que público quer atingir.

Mostraremos então a você, alguns modos de criar um conteúdo relevante, sempre levando em conta o que incluir no conteúdo e qual é o público esperado.

Criando um conteúdo relevante

Como existem várias técnicas de marketing e SEO disponíveis para o seu blog, página ou site, há uma dificuldade em usa-las. Essa dificuldade não é de aplicar as técnicas, mas de criar um conteúdo relevante em que as técnicas se apliquem.

Afinal, existem muitos sites dispostos a “copiar” o conteúdo do vizinho e postar em sua página como se fosse o seu conteúdo original. E isso gera dúvidas nos leitores. Pois, eles se sentem enganados pela internet.

Para que isso não aconteça com você, é possível criar um bom conteúdo relevante e aplicar as técnicas que não permitam cópias do seu site ou conteúdo.

Mas, antes de tudo isso, você sabe como faz para criar um conteúdo relevante? Há algumas coisas que você precisa saber, bem antes de começar a escrever o seu conteúdo, como:

  • Quem é a sua persona de marketing;
  • Como eles podem considerar o seu conteúdo;
  • Evitar ser formal demais ou utilizar termos técnicos demais;
  • Contextualize o seu assunto;
  • Não pense somente nas técnicas SEO.

Saber cada tópico mencionado acima, consegue despertar a sua criatividade na hora de escrever o seu conteúdo sem deixar a impressão de cópia, vago demais ou difícil demais.

Saiba quem é a sua persona de marketing

Uma persona de marketing é o público que você imagina que irá se identificar com o seu site. Seja pelo conteúdo direto ou pelos produtos oferecidos.

É muito importante que você os deixe bem definidos antes de começar a escrever. Afinal, são eles quem vão julgar se o conteúdo está bom para eles, se precisa de ajuste, ou se não se encaixa com o perfil deles.

Como eles podem considerar o seu conteúdo?

Para que eles consigam considerar o seu conteúdo bom ou ruim, você precisa se utilizar de uma linguagem informal e íntima com o seu leitor.

No entanto, evite ser informal demais com o uso de gírias inadequadas e íntimo demais com expressões constrangedoras. O que poderia ser um conteúdo relevante e eficiente, acaba sendo um site que afasta os seus leitores.

Evite a formalidade e termos técnicos

Como dissemos, é bom ser informal e íntimo com o cliente. Por isso, não faça o seu leitor pensar que você é uma pessoa culta, e que a sua escrita destina-se ao mesmo tipo de pessoa.

Se utilize menos da formalidade pessoal, e evite utilizar termos técnicos se você quer um conteúdo relevante. Ou quando for inevitável, utilize o termo técnico, dando a seguir, o seu significado com uma escrita descontraída.

Assim, o leitor aprende o termo, o que ele significa e percebe que você se preocupou com o seu entendimento.

Contextualize o seu conteúdo

Antes de você iniciar um bom conteúdo relevante, lembre-se de contextualizar o seu interlocutor. Sempre inicie com exemplos que o seu tema irá tratar. Para que eles entendam aonde você quer chegar com o conteúdo e com a proposta.

É importante que você faça isso logo no início do conteúdo e, ao longo do texto, faça retomadas ao exemplo dado, para que o seu leitor se sinta localizado e não se perca com o assunto.

Não pense somente nas técnicas de SEO

O SEO – Search Engine Optimization, é uma excelente ferramenta para deixar seus conteúdos bem posicionados no mecanismo de busca do Google. Mas, ele não é a única ferramenta que pode te ajudar.

O bom entendimento do seu conteúdo pelo leitor, é o que deve ser mais prezado por você, na hora de escrever.

Afinal, de nada adianta, ter um site bem posicionado e, ao mesmo tempo, rejeitado pelo seu público, por não possuir um conteúdo relevante.

Busque os bons resultados

Você deve ter percebido que a preocupação com a sua persona/público alvo é o diferencial para escrever e publicar artigos e sites na internet, certo? Tudo o que você vai escrever e como vai escrever, sempre dependerá do seu leitor.

Por isso, evite escrever qualquer tipo de assunto e, principalmente, se preocupar só com a ferramenta SEO. Se preocupe muito com o entendimento do seu leitor ao escrever um conteúdo relevante. Afinal, é ele quem pode tornar o seu site conhecido ou não.